E lá no fundo, o que é que tem? (2023)

humusidades

Movido pela curiosidade em torno de dois territórios homónimos, separados pelo Oceano Atlântico – a Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, e a cidade de Fundão, em Portugal –, este é um trabalho que envolve cerca de 30 participantes dos dois países. Numa investigação coletiva, mobilizámos diferentes sentidos da palavra “fundão”, encontrando e especulando sobre outros “fundões” possíveis, que apontem para alternativas de regeneração e refúgio para a habitabilidade. Como resultado, apresentamos o jogo de cartas Refundão, e uma instalação com amostras dos trabalhos resultantes deste processo de investigação coletiva. 

Coordenação humusidades: Zoy Anastassakis

Comunicação e gerenciamento humusidades: Ísis Daou

Artista convidada: Äline Besourö

Integrantes do projeto: Ana Paula Lourenço da Silva, Audrei Carvalho, Carlos Calenti, Caroline Maldaner Jacobi, Celvio Derbi Casal, Clarice Rito Plotkowski, Deborah Brum, Elis Rigoni, Fabio De Almeida, Fernanda Haskel, Gabriel Martucci, Gabriela Gomes do Amaral Silva, Guillherme Barbosa Ferreira, Hyldalice de Andrade Marques, Laís Balduino, Laura Landau, Lia Maestrelli Bizzo (Lia Brasil), Lucia de Fatima Dinelli Estevinho, Marcia Regina dos Santos, Mariana Paraizo, Mariana Smith, marta jourdan, Orlando Vieira Francisco, Paula Mendes Lacerda, Rafaela Aleixo, Sofia Mussolin e Suzana Rievers Buccalon 
Fotos: André Carrilho / Alkantara

 

12 novembro
@ Espaço Alkantara, Festival Alkantara

E lá no fundo o que é que tem?

com Zoy Anastassakis, Äline Besourö e Ísis Daou

 

Apresentação do processo de investigação e criação de fabulações especulativas sobre os Fundões, desenvolvido por um conjunto de 30 artistas e pesquisadoras, entre maio e setembro de 2023.

 

13 e 14 novembro
@ Espaço Alkantara, Festival Alkantara

Jogos-conversas Refundão I e Refundão II

Com Alina Ruiz Folini, Teresa Castro, Rafaela Aleixo, Rita Natálio, Pablo Quiroga Devia, Emily da Silva e Bibi Dória. 

 

Usando o baralho fruto do projeto “E lá no fundo o que é que tem?”, propomos um jogo de cartas coletivo, provocando trocas e conversas a partir dos temas que emergem das imagens. Na segunda-feira, participam da atividade es artistes Alina Ruz Folini, Teresa Castro e a ativista Rafaela Aleixo; na terça-feira, o jogo é ativado pelos artistas Rita Natálio e Pablo Quiroga Devia. 

 

Apoio à tradução simultânea para o inglês por Dani D’Emilia.

 

NOTAS