ECOS

Na tentativa de erigir uma rede, juntamo-nos a outras iniciativas com quem estabelecemos diálogos até agora, assim como a projetos independentes de que somos parceires ou apoiantes, ecoando suas ações.

GPSA - Grupo Preservação da Serra da Argemela

Associação de direito privado, sem fins lucrativos, depositária dos valores que inspiraram o grupo informal de cidadãos que, de forma espontânea, se agregaram na luta pela preservação da Serra da Argemela.

O Grupo tem como objetivo a preservação e o desenvolvimento sustentado da serra onde se localiza a Argemela, bem como do Rio Zêzere, através do envolvimento das comunidades locais, do fomento de práticas ecológicas sustentáveis e do aproveitamento do património natural, histórico e cultural da região.

Caminheiros da Gardunha

Associação sem fins lucrativos, fundada em 5 de março de 1997, os Caminheiros da Gardunha – Grupo de Interesse Pela Natureza têm como objetivo a defesa da Serra da Gardunha, através do fomento da prática de pedestrianismo, de realização de iniciativas de intervenção ambiental e de valorização do seu património cultural.

Os Caminheiros da Gardunha têm-se distinguido também pela componente de animação sócio-cultural, estando na origem do Corso de Carnaval do Fundão, hoje sob a alçada do Município do Fundão, e do Arraial de São João, o maior e mais genuíno arraial de Santos Populares do concelho.

 

Website | Facebook

Monte dos Carvalhos

Monte de Carvalhos é governado pela associação White Stone, que promove a educação e a cultura ambiental. São mais de 40 associados, desde 2003. Em 2006, a associação assumiu a gestão da terra, com Bárbara Leite como guardiã contínua do projeto nos últimos 16 anos. 

Desde o seu início, o Monte dos Carvalhos tem sido um palco para experimentar a partilha de recursos, conhecimentos, experiências espirituais; um tempo para procurar consolo na natureza, e uma plataforma para reunião e discussão dos ideais de viver em comunidade, a partir da terra e dos princípios da permacultura.

 

Website | Facebook

 
Herdade Freixo do Meio

Uma missão assente construção de uma Comunidade em torno da herdade do Freixo do Meio, democrática, inclusiva, transparente, autónoma e resiliente, que consiga uma melhoria constante no relacionamento com os recursos naturais e que incentive o desenvolvimento pessoal.

 

Website | Facebook | Instagram

Greve Climática Estudantil

A Greve Climática Estudantil é um coletivo de estudantes que luta por justiça climática.

 

Iniciou a sua atividade em março de 2019, com a organização da primeira greve às aulas pelo clima internacional, no seguimento da convocatória do Fridays for Future internacional.

 

Organizou a greve climática de 24 de maio de 2019, promoveu vigílias, foi às escolas dar palestras, co-organizou a greve climática de 27 de Setembro, entre outros momentos.

 

Website | Facebook | Instagram

Gesturing Towards Decolonial Futures

Gesturing Towards Decolonial Futures (GTDF) é um coletivo de artes e pesquisa que usa o seu site como um espaço de trabalho para colaborações em torno de diferentes tipos de experimentações artísticas, pedagógicas, cartográficas e relacionais que visam identificar e desativar hábitos coloniais de ser e gesto para a possibilidade de futuros descoloniais.

 

GTDF também é uma prática multicamadas difícil de explicar, mas no seu site é possível encontrar uma descrição detalhada.

 

Website 

 

Circuito Arqueológico de Castro Cola

A ideia da sua criação partiu do desejo de mostrar como a paisagem, na aparência agreste, foi, desde épocas recuadas, profundamente marcada pelo Homem. A selecção dos locais foi ditada, não pela monumentalidade dos sítios, mas de modo a contribuir para a diversidade - morfológica, funcional e cronológica - para o desvendar de uma paisagem organizada em torno de um fio condutor - o rio Mira - que funcionou, desde sempre, como o elemento aglutinante das populações deste território.

 

Website Direcção-Geral do Património Cultural
Website Município de Ourique

Cooperativa Integral Minga

Tendo surgido para promover o desenvolvimento de Montemor-o-Novo, na lógica do consumo local e responsabilidade ambiental e social, a Cooperativa Integral Minga facilita aos cidadãos produtos e serviços de qualidade e promovemos oportunidades de auto-emprego.

Como Cooperativa Integral pretende actuar em todos os ramos necessários ao viver e surge como plataforma de convergência e transição para uma economia mais limpa, justa e ligada às pessoas.

 

Website | Facebook

Climáximo

O Climáximo é um colectivo horizontal e anticapitalista que luta por mudanças sistémicas na sociedade, para travar o caos climático. Estando na linha da frente nas principais lutas por justiça climática em Portugal, fazem parte de redes internacionais de activistas que defendem as mesmas causas.

 

Website | Facebook | Instagram

Ecomare / CRAM

Laboratório para a inovação e sustentabilidade dos recursos biológicos marinhos da Universidade de Aveiro. O projeto Ecomare liga o Porto de Aveiro à Ria de Aveiro para ajudar a preservar, proteger e garantir a utilização sustentável dos recursos biológicos marinhos. Ao ligar a infraestrutura cinzenta existente às zonas verde e azul próximas, o Ecomare exemplifica como poderão ser as cidades portuárias modernas.

 

Website | Facebook

CEDRU

O CEDRU - Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda., é uma empresa de consultoria técnica nos domínios do Território, da Economia, da Sociedade e da Cultura. O Ordenamento do Território, o Planeamento Estratégico, o Planeamento de resposta às Alterações Climáticas, o Urbanismo, a Capacitação e Desenvolvimento Institucional, a Avaliação das Políticas Públicas, e os Estudos Europeus constituem as áreas de intervenção privilegiadas ao longo de um terço de século de atividade.

 

Em paralelo, a investigação aplicada, o ensino e a formação profissional, assim como a promoção ou participação em encontros de âmbito científico, técnico e cultural, constituem práticas correntes da filosofia de intervenção do CEDRU.

 

Website | Facebook

Bioliving

Associação sem fins lucrativos alicerçada no lema “Natureza e Educação para Todos”. ​A atividade da associação passa essencialmente por quatro eixos principais:
- Conservação e Proteção do Ambiente;
- Educação Ambiental;
- Formação e Inclusão;
- Envolvimento Social.

 

Website | Facebook

Bioria

Um projecto pioneiro de conservação da natureza e biodiversidade da Câmara Municipal de Estarreja para conservação do Património Natural de Estarreja com a criação de percursos pedestres e cicláveis em contacto direto com a Natureza e realização de actividades de sensibilização ambiental.

 

Website | Facebook

Aveiro em Transição

É uma rede de cidadãos e projectos empenhados em construir uma Comunidade mais Resiliente, Solidária e Feliz, dotada de aptidões para fazer face à dependência do petróleo, alterações climáticas, instabilidade económica, soberania alimentar e desafios locais. Acreditamos que todos juntos e, de uma forma divertida, conseguimos criar um futuro mais sustentável, com base no movimento Transition Towns.

Website | Facebook 

Bela Respira Projeto Agrofloresta

Bela Flor Respira é um projecto comunitário para criação de uma agrofloresta urbana com cariz pedagógico no centro da cidade de Lisboa (em Campolide), sendo a evolução do projecto que começou com o nome Comboa.

 

É um projeto da Circular Economy Portugal com o objetivo de estimular as famílias a separar o lixo orgânico para compostagem em hortas urbanas localizadas no próprio bairro.
Os produtos da compostagem serão utilizados como fertilizante natural para plantas, frutas e legumes orgânicos cultivados para consumo local. Desta forma, os cidadãos estão diretamente envolvidos no fechamento do ciclo ComBOA e em tornar cidades mais verdes. 


WebsiteFacebook