Escola Refloresta Livre 2022

Coletivo à Escuta, Geni Núñez, Paulo Tavares, Pedro Paulo Pimenta, Helen Torres & Zoy Anastakassis

Encontros educativos e nutritivos em torno de florestas, com artistas e cientistas de Portugal e do Brasil que acompanham processo de desflorestação e monocultura, mas também estratégias de regeneração. 

Se em Portugal, ‘paisagens em ruína’ (conceito de Anna Tsing) são o resultado do cultivo intensivo de eucaliptais, do êxodo rural, e dos mega incêndios como os de Pedrógão Grande, no Brasil, territórios marcados pela remoção forçada de populações indígenas e pelo agronegócio, contrastam com uma pulsante megadiversidade, que continua a evidenciar a potência política e social de se viver e trabalhar numa “floresta de pé”.

Num tom de encontro e círculo de estudos, a Escola Refloresta Livre é um programa de 3 dias, composto de workshops (gratuitos, por inscrição), seguidos de conferências (de entrada livre). As práticas artísticas serão o mote do encontro e da discussão coletiva.


A Escola Refloresta Livre conta com o arquiteto Paulo Tavares que intervém em diferentes contextos florestais sul americanos com iniciativas que questionam o campo das “naturezas visuais” e dos direitos não-humanos; Helen Torres e Zoy Anastassakis que farão uma abordagem a ferramentas da ficção especulativa, práticas de leitura e escrita, e teorias da antropologia multiespécie; Paulo Pimenta e Castro coautor do livro “Portugal em Chamas – Como Resgatar as Florestas” (2018) e o projeto À Escuta, iniciativa desenvolvida no Parque Natural da Serra da Estrela e sua envolvente por Joana Sá, Luís J Martins, Corinna Lawrenz e Nik Völker. Terá ainda lugar uma formação online com Geni Núñez, ativista indígena e psicóloga que tem inspirado reflexões instigantes sobre as relações entre reflorestação e não-monogamia, e que guiará a jornada “Reflorestamentos afetivos: pistas para descolonização”.

Este programa é uma primeira introdução à pesquisa e à partilha de saberes sobre as florestas portuguesas e seus conflitos, a partir de uma perspectiva transdisciplinar, que prepara uma residência mais completa da rede Terra Batida, na região Centro, em 2023, em parceria com o Município do Fundão.

 


PROGRAMA


REFLORESTAMENTOS EFETIVOS E CASA FLORESTA

18 NOV


Workshop
Reflorestamentos afetivos: pistas para descolonização por Geni Núñez
Online | 15H-17H


Conferência
'À Escuta: Casa Floresta' com o coletivo A' Escuta

O colapso do modelo económico associado ao eucalipto com Paulo Pimenta Castro e moderação de Rita Natálio

SLTM-Sala Mário Viegas | 18H-19H30



REFLORESTA 

19 NOV


Workshop
Espaço é direito, arquitetura é advocacia, com Paulo Tavares
SLTM-Sala Bernardo Sassetti | 15H-18H


Conferência
Reparações, com Paulo Tavares e moderação de Rita Natálio
SLTM-Sala Mário Viegas | 18H-19H30


O FOGO E A FLORESTA

20 NOV


Workshop
'O fogo e a floresta: experimentos de difração, fabulação e especulação' por Helen Torres e Zoy Anastassakis
SLTM-Sala Bernardo Sassetti | 15H -18H


Conferência
'O que nos contam as florestas em chamas? Histórias de ruínas e ressurgências em fricção', com Helen Torres e Zoy Anastassakis e moderação de Rita Natálio
SLTM-Sala Mário Viegas | 19H-20H30

 

NOTAS